Estes Recursos Educacionais Abertos divulgados a seguir foram construídos por professoras da educação básica de Uberaba a partir do curso “Construção de recursos educacionais abertos para ensino de língua portuguesa”, desenvolvido de 20/09/2016 a 25/10/2016.
O curso, parte do projeto de pesquisa REALPTL, buscou proporcionar, aos professores de língua portuguesa da Educação Básica da rede pública de Uberaba, meios de diversificar seus materiais didáticos, além de estimular a metacognição a partir da análise dos recursos utilizados por eles em sala de aula e das concepções de língua e ensino-aprendizagem que esses recursos trazem.
Seguem as sequências didáticas desenvolvidas durante esse curso:
1) Um jabuti em nossa escola (Sequência didática para alfabetização), de Daisy Santos Andrade (professora do Centro Municipal de Educação Infantil “Profa. Zita Therezinha Capuço”, em Uberaba-MG). O público-alvo desta sequência é alunos do Pré I, idade de: 4 e 5 anos, e tem como proposta utilizar acontecimentos da própria escola para criar situações significativas de aprendizagem para as crianças, como o aparecimento de um Jabuti na escola.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.
Dessa experiência de Daisy surgiu um belo trabalho, o livro “Um jabuti em minha escola”, que compartilhamos como forma de inspirar e incentivar professores de educação infantil a realçarem os tesouros que nascem na fase de interação e crescimento de seus educandos.
2) Juventude: (Sequência didática para letramento no Ensino Fundamental): Esta sequência didática, de Zélia Alves e Almeida (professora da E. M. Prof. José Geraldo Guimarães), foi proposta para desenvolver nos alunos a capacidade de fazer leituras do que não está no texto, que ele (aluno) identifique elementos implícitos, que estabeleça relação com o texto que lê e outros já lidos e que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto e que os textos dialogam entre si. A sequência envolve atividades com os gêneros poema e entrevista, todos em torno do tema “juventude”.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.
3) Bullying: (Sequência didática para letramento no Ensino Fundamental): Esta sequência, de Leidiane de Oliveira (Escola Municipal Professor Anísio Teixeira), foi proposta pensando-se no crescente aumento da violência dentro das escolas brasileiras, principalmente aqueles relacionados ao Bullying e da realidade da escola com crianças e adolescente em situação de risco social (situação encontrada na escola onde ela atua). Assim esta proposta poderia auxiliar com a criação de um projeto para um esclarecimento e até mesmo à sensibilização dos alunos para tal problema. A sequência propõe trabalho envolvendo os gêneros debate oral, imagens, músicas, vídeos e cartazes.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
Edição especial – REA para escola básica de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Claudia Figueiró Souza
Adorei as sugestões dessa sequência didática e realizei uma adaptação a fim de utilizá-la também com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na minha escola.
realptl
Oi, Cláudia!
Que bacana!Não quer compartilhar aqui no site sua adaptação? Seria um prazer publicar sua sequência ou outra atividade aqui, contribuindo com outros professores.
Abraço,
Daniervelin