Leitura e Escrita, Metodologia, Português

Edição especial – REA para escola básica

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jabuti_01.jpg?uselang=pt-br

Estes Recursos Educacionais Abertos divulgados a seguir foram construídos por professoras da educação básica de Uberaba a partir do curso “Construção de recursos educacionais abertos para ensino de língua portuguesa”, desenvolvido de 20/09/2016 a 25/10/2016.
O curso, parte do projeto de pesquisa REALPTL, buscou proporcionar, aos professores de língua portuguesa da Educação Básica da rede pública de Uberaba, meios de diversificar seus materiais didáticos, além de estimular a metacognição a partir da análise dos recursos utilizados por eles em sala de aula e das concepções de língua e ensino-aprendizagem que esses recursos trazem.

Seguem as sequências didáticas desenvolvidas durante esse curso:

1) Um jabuti em nossa escola (Sequência didática para alfabetização), de Daisy Santos Andrade (professora do Centro Municipal de Educação Infantil “Profa. Zita Therezinha Capuço”, em Uberaba-MG). O público-alvo desta sequência é alunos do Pré I, idade de: 4 e 5 anos, e tem como proposta utilizar acontecimentos da própria escola para criar situações significativas de aprendizagem para as crianças, como o aparecimento de um Jabuti na escola.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.
Dessa experiência de Daisy surgiu um belo trabalho, o livro “Um jabuti em minha escola”, que compartilhamos como forma de inspirar e incentivar professores de educação infantil a realçarem os tesouros que nascem na fase de interação e crescimento de seus educandos.

2) Juventude: (Sequência didática para letramento no Ensino Fundamental): Esta sequência didática, de Zélia Alves e Almeida (professora da E. M. Prof. José Geraldo Guimarães), foi proposta para desenvolver nos alunos a capacidade de fazer leituras do que não está no texto, que ele (aluno) identifique elementos implícitos, que estabeleça relação com o texto que lê e outros já lidos e que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto e que os textos dialogam entre si. A sequência envolve atividades com os gêneros poema e entrevista, todos em torno do tema “juventude”.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.

3) Bullying: (Sequência didática para letramento no Ensino Fundamental): Esta sequência, de Leidiane de Oliveira (Escola Municipal Professor Anísio Teixeira), foi proposta pensando-se no crescente aumento da violência dentro das escolas brasileiras, principalmente aqueles relacionados ao Bullying e da realidade da escola com crianças e adolescente em situação de risco social (situação encontrada na escola onde ela atua). Assim esta proposta poderia auxiliar com a criação de um projeto para um esclarecimento e até mesmo à sensibilização dos alunos para tal problema. A sequência propõe trabalho envolvendo os gêneros debate oral, imagens, músicas, vídeos e cartazes.
Baixe em formato editável (.odt) aqui.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons Edição especial – REA para escola básica de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

2 Comments

  1. Claudia Figueiró Souza

    Adorei as sugestões dessa sequência didática e realizei uma adaptação a fim de utilizá-la também com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na minha escola.

Leave a Reply