Português

Proposta de atividade com o gênero carta

https://pixabay.com/pt/photos/trabalho-escolar-escreva-ainda-vida-851328/

José Domingos de Jesus Santos

Público-alvo: 3º ano do Ensino Médio

1) Com base neste fragmento da carta de Caminha à Portugal, responda às questões que seguem abaixo.

“Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. (…) E nesta maneira, Senhor, dou aqui a Vossa Alteza do que nesta vossa terra vi. E, se algum pouco me alonguei, Ela me perdoe, que o desejo que tinha, de Vos tudo dizer, mo fez assim pôr pelo miúdo.” (CAMINHA, Carta do achamento do Brasil)

a) A carta é um gênero textual que já foi muito utilizado como meio de comunicação. Atualmente, ela tem o mesmo fluxo de uso? Por quê?

b) No trecho“Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente”a quem se refere Caminha quando diz “essa gente” e por que acredita que “essa gente” precisa ser salva ?

c) Baseando-se no conhecimento sobre o gênero textual carta, podemos dizer que a descrição é algo importante para esse gênero. Ao se pensar em uma referência à literatura, essa descrição é por você conhecida de alguma forma?

d) A carta é um gênero que sobreviveu ao longo dos séculos como veículo de comunicação entre povos, pessoas, reinos, etc. Partindo disto, você acha que ela está a “se perder”? Você costuma escrever cartas ?

2) A carta pode ser utilizada de várias formas. Uma delas, talvez a mais usada hoje, é a carta de cobrança, conforme você pode ver abaixo.

a) Você escreveria uma carta semelhante? Por quê?

b) O que indica“R. SETE DE ABRIL.386-REPÚBLICA”na carta? Você considera importante?

3) “Cessa, pobre Mariana, cessa de te mortificar em vão, e de procurar um amante que não voltarás a ver, que atravessou mares para te fugir, que está em França rodeado de prazeres, que não pensa um só instante nas tuas mágoas, que dispensa todo este arrebatamento e nem sequer sabe agradecer-to.” -­ Cartas de Amor de uma Freira Portuguesa.

a) Acima, temos o trecho de um clássico de Literatura Portuguesa, responsável pela antecipação do movimento literário romântico. Discorra sobre sua formalidade e justifique-a.

b) Quais são as características de uma carta pessoal? Para que ela serve?

4) Leia a letra da música A cartade Renato Russo e depois responda às questões propostas abaixo.

Toda carta de amor remete a mesma intenção- a de demonstrar sentimentos por meio das palavras. Nessa carta pessoal, são notáveis, as descrições e exposições do remetente em relação aos seus sentimentos pelo destinatário. Com base nessa informação e na leitura do texto acima:

a) Descreva o perfil do remetente da referida carta.

b) Qual seria na sua opinião o objetivo do autor ao escrever essa carta?

c) Levando-se em conta que essa carta foi escrita nos 60, convém entendimento de que naquela época existia uma demora para o destinatário receber a correspondência, assim como para o remetente obter sua resposta. Portanto, de acordo com o que você entendeu do texto, fale sobre as expectativas que o remetente tem em relação ao impacto causado no destinatário.

Manual do professor: REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE

A atividade tem como intuito fazer o aluno refletir acerca do gênero carta, trabalhando a interpretação e construção de conhecimento de forma coletiva e pensando numa proposta interdisciplinar entre matérias, como Literatura, Artes, História, etc. A tentativa, também, é de despertar o senso crítico na formulação das respostas às questões, fazendo com que a aula se distancie dos modelos clássicos de repetição de conteúdo em que o ensino do gênero textual se dá apenas pela estrutura. Além disso , tendo em conta o formato do exercício e pensando em questões metodológicas , sugere-se que a maior parte das questões sejam trabalhadas oralmente, de forma coletiva\dialogada e estipula-se que todas as questões sejam respondidas dentro do prazo de duas a três aulas seguidas.

1- a) A carta não tem o mesmo fluxo de uso, por conta do avanço tecnológico que atinge, também, os meios de comunicação, permitindo a troca de mensagem instantânea entre pessoas de diferentes continentes.

1- b) Refere-se aos índios que viviam no Brasil e , por não terem a religião cristã, Caminha os julgou como inferiores culturalmente , ao afirmar que eles precisavam de ajuda.

1- c) A partir dessa questão, devemos pensar sobre qual é a necessidade comunicativa do gênero carta e sua relação com a conquista portuguesa da América e expor aos alunos a relação do Quinhentismo com os outros períodos literários e de que forma ele encontra-se arraigado na nossa memória coletiva.

1- d) Nessa questão, devemos instigar o aluno a pensar a respeito da transformação do gênero carta ao longo do tempo. Devemos verificar ,também, a familiaridade de alguns estudantes com alguns gêneros textuais, visto que eles já têm conhecimento de mundo.

2- a) O aluno, normalmente matriculado no ensino médio, pertence à faixa etária que corresponde à adolescência, por isso, dado o modelo apresentado – carta cobrança- não seria parte da comunicação, por ora.

2- b) Indica o endereço do devedor. Como a carta é distribuída pelos correios, o endereço é mais que necessário para a entrega. A questão tem por objetivo fazer com que os alunos pensem e questionem sobre esse gênero que circula diariamente na sociedade.

3- a) Linguagem de prestígio, pois tende a seguir a gramática normativa. Ademais, não faz uso de informalidades ou gírias populares.

3- b) Carta utilizada para comunicação, em que, a depender do grau de intimidade entre os interlocutores, a linguagem varia entre formal ou informal. Os verbos ,costumeiramente, encontram-se no presente do indicativo.

4- a) O aluno é levado a desenvolver suas capacidades de leitura e compreensão do texto ao entender que o remetente pode ser alguém que sofreu por um amor não correspondido, pois, ele expõe lembranças apaixonadas do narrador.

4- b) Aqui, espera-se que o aluno reconheça a carta como função social e as características da estrutura da carta pessoal. Assim, ao formular a resposta, o aluno terá que retomar a ideia central do texto, o que possibilita observar que a carta foi escrita nos anos 60 e que naquela época essa era uma das maneiras que as pessoas tinham para expressar suas emoções com quem estava distante. Além disso, nessa questão a criatividade do aluno tende a ser estimulada, uma vez que ele formulará hipóteses sobre a carta escrita para uma mulher que teve um relacionamento com o remetente.

4- c) Essa questão trabalha a carta como um veículo de comunicação muito importante para manter o contato entre as pessoas, principalmente porque em 1966 (ano em que foi escrita) levava-se muito tempo para que a carta manuscrita chegasse até seu destinatário. Por esse motivo, o professor poderá propor a resolução dessa questão por meio de uma abordagem oral, a fim de que o aluno possa expressar suas ideias e compartilhar com a turma.

Baixe a proposta aqui em odt.

Por: José Domingos de Jesus Santos

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Proposta de atividade com o gênero carta de  REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.