Metodologia, Português

Sequência para produção de resumo

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Abstract#/media/File:Mushroom_(8079458170).jpg

Orientações para o professor:

  1. Leitura de um texto, não muito longo, introdutório da aula ou de um tema relevante aos alunos (eles ainda não sabem neste momento, mas ao final da sequência, eles serão orientados a realizar um resumo desse texto).
  2. Leitura coletiva e discussão do texto.
  3. Ler três resumos (um de artigo, um de evento e um de obra). Exemplos.
  4. Discussão sobre semelhanças e diferenças entre os resumos lidos. Perguntas sobre características dos resumos para auxiliar os alunos a perceberem outros detalhes:
    1. Como o resumo é apresentado graficamente na página? (Ver links em que os resumos são apresentados no formato original.)
    2. Que tipo de registro é utilizada no resumo: formal ou informal?
    3. Em que tempo e modo a maioria dos verbos estão conjugados?
    4. Em que pessoa gramatical o resumo é escrito: 1ª, 2ª ou 3ª (do singular ou plural)?
    5. Quais as partes principais do resumo?
    6. Há conjunções que articulam as partes do resumo? Há outros tipos de elementos que promovem coesão ao texto? Cite exemplos.
    7. Qual a extensão do resumo? Em média quantas linhas (palavras se tiver como contar)?
  5. Discussão sobre as respostas.
  6. Leitura de um texto orientador sobre a produção de resumos. Sugestão é apresentada neste arquivo.
  7. Escrita de um resumo do texto lido e discutido no início da aula.
  8. Leitura pelo professor, sugestões de alteração para adequação ao gênero e reescrita pelos alunos.

Observação: esta sequência também pode ser adaptada para uma situação concreta de produção de resumos, como em casos de escrita para participação em eventos científicos. Nesse contexto, a atividade ganha maior significação, já que o resumo sairá da sala de aula para uma situação externa de comunicação.

Exemplos de resumo (.odt).

Orientações sobre estrutura do resumo (.odt).

Por: Daniervelin Pereira.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Sequência para produção de resumo de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição

2 Comments

  1. Vanda Sousa

    Eu utilizei para leituras minhas. Há muito que não fazia aquilo que no meu tempo se chamava “fichas de leitura”. Testei e,s em dúvida, no recomeço de aulas irei usar com os meus alunos para que possam perceber como fazer e quais as vantagens de um resumo. Muito bom!

    • Comment by post author

      realptl

      Obrigada, Vanda, pela visita ao site e por compartilhar sua avaliação deste recurso educacional aberto! Lembrei-me agora de um texto que li sobre “fichas de leitura” e “diário de leitura” que contém informações muito úteis para estudos. Vou ver se faço um material a partir desse texto. De fato é algo muito importante no que diz respeito ao letramento acadêmico, não é? Abraço, Daniervelin.

Leave a Reply