Leitura e Escrita, Leituras, Literatura, Multiletramentos, Multimodalidade, Português

Plano de Aula – produzindo uma crônica

https://pixabay.com/pt/photos/cr%c3%b4nicas-livro-b%c3%adblia-cristianismo-5191686/

1. Nível de ensino: Ensino Médio – 1º ano

2. Conteúdo Estruturante: crônica: o discurso como prática social

2.1 Conteúdo Básico: gêneros discursivos

2.2 Conteúdo Específico: elementos constitutivos do gênero; marcas linguísticas; conteúdo temático.

3. Objetivo: Compreender alguns aspectos e características do gênero Crônicas e a produção de texto.

4. Número de aulas estimado: 1 hora-aula.

5. Justificativa: É um gênero cujas características propiciam ao aluno a sua identificação com sua realidade, com o seu cotidiano, promovendo a sua vivência com situações comuns aos seus pares. Em especial nessa proposta de texto multimodal, cabe o embasamento da análise de Coutinho (1988), “a crônica é na essência uma forma de arte, arte da palavra, a que se liga forte dose de lirismo”.

6. Atividade:

A partir da observação da pintura de Vicente Romero Redondo (Ver Figura 1), e inspirando-se nela, escreva uma crônica que narre esse fragmento da história da moça sentada à beira do lago. Para construir o enredo, monte um planejamento levando em consideração o propósito do texto, as características do gênero, os interlocutores, o suporte e a situação comunicativa. Em seguida, poste a sua produção no mural “Desafio de escrita criativa”, no seguinte link: https://padlet.com/eulaliaerica/e0x71jbk1qt9vtb6


Figura 1: A moça do lado, de Vicente Romero Redondo.
Fonte: https://michelechristine.files.wordpress.com/2012/02/836380270_thumb.jpg?w=163&h=251

7. Aprendizagem esperada: Espera-se que o aluno compreenda alguns aspectos e características da crônica bem como seja capaz de produzir este gênero textual.

Referência

COUTINHO, Afrânio (Dir.); COUTINHO, Eduardo de Faria (Codir.). A literatura no Brasil. Rio de Janeiro/Niterói: José Olympio, 1988, p. 117-143.

Leitura sugerida:

BENDER Flora; LAURITO Ilka. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.

Baixe aqui a proposta didática em formato editável (odt.)

Por: Eulália Érica Dutra dos Santos.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Plano de Aula – produzindo uma crônica de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.