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Vamos falar sobre a Consciência Negra

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Esta é uma sequência didática para trabalhar o tema da consciência negra na sala de aula.

Ano: 9º Ano do Ensino Fundamental.

Gêneros textuais: Apresentação oral, Infográfico, Entrevista (vídeo), postagem de Instagram.

Introdução

No ano de 2011, através da Lei nº 12.519, o 20 de novembro foi oficializado como o Dia da Consciência Negra em memória ao dia de morte de Zumbi dos Palmares. Desde então, quando a data se aproxima, tem-se início uma série de discussões em torno do tema. Um dos propulsores da polêmica é uma entrevista do ator estadunidense Morgan Freeman a Mike Wallace no programa “60 minutes” em 2005. Nele, Freeman, quando questionado a respeito de seu ponto de vista sobre o mês da Consciência Negra, afirma considerar a comemoração ridícula além de questionar sobre a não existência de um dia da Consciência Branca. Por tratar-se de um ator negro que goza de boa reputação entre o público, o vídeo é utilizado para argumentar contra a data e para propagar uma igualdade racial que, diga-se de passagem, não existe. A fim de fomentar o debate e colocar em discussão a importância e relevância do tema, propõe-se a sequência didática a seguir.

Aula 1 – Aproximação do tema

Para iniciar, serão propostas algumas questões cujo intuito é fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema proposto. É interessante que essa roda de conversa seja feita com o professor de história, que poderá fazer intervenções que esclareçam os alunos sobre o período da escravidão e as consequências sociais decorrentes dela.

  1. Você sabe por que o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro?
  2. Na sua opinião, qual é a importância dessa data?
  3. No dia 13 de maio, temos a comemoração da Abolição da Escravatura. Reflita: por que essa data não foi a escolhida como o dia da Consciência Negra?
  4. Para você, o Dia da Consciência Negra é algo necessário? Justifique.

Após esse primeiro momento, será apresentado um trecho da entrevista com o ator Morgan Freeman disponível no link:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Kmp59_PYZV0

Exibido o vídeo, os alunos podem ser incentivados a apresentar suas opiniões oralmente sobre as reflexões do ator a partir das questões:

  1. Qual a opinião defendida pelo ator Morgan Freeman?
  2. Você concorda com ela? Justifique.
  3. Segundo o ator, qual a melhor forma de acabar com o racismo? Você concorda ou discorda dele? Por quê?

Feita essa abordagem inicial, o vídeo será apresentado novamente. Desta vez será pedido que os alunos analisem elementos como o tom de voz dos participantes, suas expressões faciais e gestos, no cenário entre outros. Os minutos finais serão abertos para que os alunos compartilhem suas impressões sobre os itens analisados.

Aula 2 – Desenvolvimento do tema

Para dar continuidade à discussão iniciada na aula anterior, será apresentada a seguinte postagem, retirada do Instagram do ator Morgan Freeman (@morganfreeman):


Fonte: https://www.instagram.com/p/CA607H9Flnu/

Após a observação da postagem, os alunos serão questionados se conhecem o movimento “Black Lives Matter” e se sabem quem foi George Floyd. Caso não saibam, o professor deverá contextualizá-los a fim de continuar a discussão. Não se pode esquecer de ressaltar que a postagem foi feita pelo ator Morgan Freeman em suas redes sociais (Instagram).

Será pedido aos alunos que comparem a postagem com o vídeo e respondam oralmente:

  1. As opiniões reveladas pelo ator se aproximam ou se opõe? Justifique.
  2. Em que situações uma mudança de opinião é algo que deve ser visto como positivo?
  3. Atualmente, no Brasil, muitas pessoas costumam utilizar o vídeo de Morgan Freeman para criticar o Dia da Consciência Negra. Você acredita que esse é um bom argumento? Explique.
  4. Você já presenciou ou viveu situações de racismo em seu cotidiano? Caso sim, fale um pouco sobre.

O próximo passo será a formação de grupos entre 4 e 5 pessoas para realização de uma pesquisa cujo tema será: “Qual a importância do Dia da Consciência Negra no combate ao racismo em nosso país?”. Se possível, tal tarefa deverá ser feita na sala de informática da escola com o auxílio dos professores que indicarão fontes de pesquisa confiáveis.

Aula 3 – Levantando argumentos

Essa atividade será desenvolvida a partir do estudo do seguinte infográfico.

Fonte: http://www.espacoviveka.com.br/uploads/2019/10/INFOGRAFICO-2.png

Cada grupo deve se reunir e analisar o infográfico seguindo o roteiro:

  1. Observe o tamanho das letras utilizadas na composição do infográfico.
    1. Por que elas possuem tamanhos diferentes?
    2. Em que medida esse fator direciona o olhar do leitor?
    3. Levando em consideração essa questão, que informações são primárias e quais são secundárias?
  2. Agora, analise e reflita sobre o uso das cores.
    1. Que cores predominam no infográfico?
    2. De que forma a escolha das cores contribui para reforçar o tema?
  3. Chegou a hora de tratar sobre as ilustrações presentes no texto. Identifique-as e responda:
    1. Qual a relação das ilustrações com os temas “Violência”, “Educação” e “Representatividade política”?
    2. Você acredita que essas ilustrações são adequadas a esses temas? Justifique.
  4. Agora analise os gráficos presentes no texto e aponte que informações podemos retirar deles sobre os tópicos:
    1. Encarceramento;
    2. Analfabetismo;
    3. Ensino Superior;
    4. Diferença salarial.
  5. Leia atentamente o quadro “Profissões que possuem mais brancos ou negros” e responda:
    1. Quais diferenças você pode observar entre as profissões que possuem mais trabalhadores brancos e as que possuem mais trabalhadores negros?
    2. Que relação é possível estabelecer entre esse quadro e o gráfico referente à presença de negros e brancos no Ensino Superior?
  6. Para finalizar, reflita e escreva um parágrafo que justifique a existência do Dia da Consciência Negra utilizando as informações do quadro e outras levantadas durante as nossas aulas.

OBS.: É importante que enquanto os alunos discutem em grupos, o professor passe pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e fornecer orientações.

Aula 4 – Estudo das características da apresentação oral: selecionando argumentos

Nas próximas atividades, os alunos serão instruídos a organizar uma apresentação oral cujo tema será: “A importância do Dia da Consciência Negra para combater o racismo”. Para isso, deverão rever os textos discutidos durante as aulas bem como retornar à pesquisa já feita. Cada grupo (é aconselhável que mantenham aqueles que foram formados anteriormente) irá se reunir e selecionar os argumentos que utilizarão, além de selecionar que alunos falarão em nome do grupo. Nessa etapa, o professor deverá passar pelos grupos enfatizando que a modalidade da língua utilizada será a variedade padrão.

OBS.: É bastante provável que durante as discussões, apareçam opiniões que endossem determinadas ideias como “Consciência Humana” ou que a existência desse dia colabora para aumentar o preconceito. Nesse caso, o professor deverá intervir retomando temas já tratados anteriormente evidenciando as injustiças sofridas pela população negra no decorrer da história e que, por isso, é dever de toda sociedade a promoção de uma reparação histórica a fim de alcançar igualdade de condições para todos.

Aula 5 – Estudo das características da apresentação oral: modalizadores discursivos

Nesta etapa os alunos serão instruídos sobre a utilização de modalizares discursivos na apresentação oral, bem como as funções que exercem nesse gênero textual. Para isso, o professor deve apresentar o seguinte quadro (disponível em O que são modalizadores discursivos? – Brasil Escola (uol.com.br):


Fonte: Castilho e Castilho (1993 apud Pacheco, 2021).

Depois da leitura, os alunos se reunirão e discutirão as seguintes questões:

  1. Aponte as palavras que funcionam como modalizadores discursivos.
  2. Você costuma utilizar essas palavras? Em que situações?
  3. Que palavras dentre as vistas você utilizaria em uma apresentação formal?
  4. Após o estudo, reflita: qual a função dos modalizadores discursivos?

Aula 6 – Preparação

Neste ponto, os alunos serão instruídos ao preparo da apresentação: eles deverão escrever um roteiro que será utilizado pelo aluno que irá apresentar e treinar suas falas observando o uso da língua formal. Além disso, terão que inserir em sua fala pelo menos três modalizadores discursivos. Mais uma vez, o professor deverá circular pelos grupos a fim de verificar eventuais dúvidas e dialogar com os alunos sobre a apresentação dando dicas e sugestões para aperfeiçoá-la.

Aula 7 – Realização das apresentações

O professor deve organizar as apresentações sorteando a ordem em que os grupos se apresentarão. Depois, ocorrerá a apresentação em si na qual os grupos tratarão sobre a frase-tema: “A importância do dia da Consciência Negra para o combate ao racismo”. Após cada apresentação, o professor deverá abrir espaço para que os outros grupos comentem.

Para concluir, o professor pode organizar os principais pontos levantados pelos alunos no quadro a fim de fazer uma sistematização.

Referência:

PACHECO, Mariana do Carmo. “O que são modalizadores discursivos?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm. Acesso em 17 de dezembro de 2021.

Baixe aqui a sequência didática em formato editável (odt.)

Por: Angela de Moura Campos.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

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