Esta é uma sequência didática para trabalhar o tema da consciência negra na sala de aula.
Ano: 9º Ano do Ensino Fundamental.
Gêneros textuais: Apresentação oral, Infográfico, Entrevista (vídeo), postagem de Instagram.
Introdução
No ano de 2011, através da Lei nº 12.519, o 20 de novembro foi oficializado como o Dia da Consciência Negra em memória ao dia de morte de Zumbi dos Palmares. Desde então, quando a data se aproxima, tem-se início uma série de discussões em torno do tema. Um dos propulsores da polêmica é uma entrevista do ator estadunidense Morgan Freeman a Mike Wallace no programa “60 minutes” em 2005. Nele, Freeman, quando questionado a respeito de seu ponto de vista sobre o mês da Consciência Negra, afirma considerar a comemoração ridícula além de questionar sobre a não existência de um dia da Consciência Branca. Por tratar-se de um ator negro que goza de boa reputação entre o público, o vídeo é utilizado para argumentar contra a data e para propagar uma igualdade racial que, diga-se de passagem, não existe. A fim de fomentar o debate e colocar em discussão a importância e relevância do tema, propõe-se a sequência didática a seguir.
Aula 1 – Aproximação do tema
Para iniciar, serão propostas algumas questões cujo intuito é fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o tema proposto. É interessante que essa roda de conversa seja feita com o professor de história, que poderá fazer intervenções que esclareçam os alunos sobre o período da escravidão e as consequências sociais decorrentes dela.
- Você sabe por que o Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro?
- Na sua opinião, qual é a importância dessa data?
- No dia 13 de maio, temos a comemoração da Abolição da Escravatura. Reflita: por que essa data não foi a escolhida como o dia da Consciência Negra?
- Para você, o Dia da Consciência Negra é algo necessário? Justifique.
Após esse primeiro momento, será apresentado um trecho da entrevista com o ator Morgan Freeman disponível no link:
Exibido o vídeo, os alunos podem ser incentivados a apresentar suas opiniões oralmente sobre as reflexões do ator a partir das questões:
- Qual a opinião defendida pelo ator Morgan Freeman?
- Você concorda com ela? Justifique.
- Segundo o ator, qual a melhor forma de acabar com o racismo? Você concorda ou discorda dele? Por quê?
Feita essa abordagem inicial, o vídeo será apresentado novamente. Desta vez será pedido que os alunos analisem elementos como o tom de voz dos participantes, suas expressões faciais e gestos, no cenário entre outros. Os minutos finais serão abertos para que os alunos compartilhem suas impressões sobre os itens analisados.
Aula 2 – Desenvolvimento do tema
Para dar continuidade à discussão iniciada na aula anterior, será apresentada a seguinte postagem, retirada do Instagram do ator Morgan Freeman (@morganfreeman):
Após a observação da postagem, os alunos serão questionados se conhecem o movimento “Black Lives Matter” e se sabem quem foi George Floyd. Caso não saibam, o professor deverá contextualizá-los a fim de continuar a discussão. Não se pode esquecer de ressaltar que a postagem foi feita pelo ator Morgan Freeman em suas redes sociais (Instagram).
Será pedido aos alunos que comparem a postagem com o vídeo e respondam oralmente:
- As opiniões reveladas pelo ator se aproximam ou se opõe? Justifique.
- Em que situações uma mudança de opinião é algo que deve ser visto como positivo?
- Atualmente, no Brasil, muitas pessoas costumam utilizar o vídeo de Morgan Freeman para criticar o Dia da Consciência Negra. Você acredita que esse é um bom argumento? Explique.
- Você já presenciou ou viveu situações de racismo em seu cotidiano? Caso sim, fale um pouco sobre.
O próximo passo será a formação de grupos entre 4 e 5 pessoas para realização de uma pesquisa cujo tema será: “Qual a importância do Dia da Consciência Negra no combate ao racismo em nosso país?”. Se possível, tal tarefa deverá ser feita na sala de informática da escola com o auxílio dos professores que indicarão fontes de pesquisa confiáveis.
Aula 3 – Levantando argumentos
Essa atividade será desenvolvida a partir do estudo do seguinte infográfico.
Cada grupo deve se reunir e analisar o infográfico seguindo o roteiro:
- Observe o tamanho das letras utilizadas na composição do infográfico.
- Por que elas possuem tamanhos diferentes?
- Em que medida esse fator direciona o olhar do leitor?
- Levando em consideração essa questão, que informações são primárias e quais são secundárias?
- Agora, analise e reflita sobre o uso das cores.
- Que cores predominam no infográfico?
- De que forma a escolha das cores contribui para reforçar o tema?
- Chegou a hora de tratar sobre as ilustrações presentes no texto. Identifique-as e responda:
- Qual a relação das ilustrações com os temas “Violência”, “Educação” e “Representatividade política”?
- Você acredita que essas ilustrações são adequadas a esses temas? Justifique.
- Agora analise os gráficos presentes no texto e aponte que informações podemos retirar deles sobre os tópicos:
- Encarceramento;
- Analfabetismo;
- Ensino Superior;
- Diferença salarial.
- Leia atentamente o quadro “Profissões que possuem mais brancos ou negros” e responda:
- Quais diferenças você pode observar entre as profissões que possuem mais trabalhadores brancos e as que possuem mais trabalhadores negros?
- Que relação é possível estabelecer entre esse quadro e o gráfico referente à presença de negros e brancos no Ensino Superior?
- Para finalizar, reflita e escreva um parágrafo que justifique a existência do Dia da Consciência Negra utilizando as informações do quadro e outras levantadas durante as nossas aulas.
OBS.: É importante que enquanto os alunos discutem em grupos, o professor passe pelos grupos para esclarecer possíveis dúvidas e fornecer orientações.
Aula 4 – Estudo das características da apresentação oral: selecionando argumentos
Nas próximas atividades, os alunos serão instruídos a organizar uma apresentação oral cujo tema será: “A importância do Dia da Consciência Negra para combater o racismo”. Para isso, deverão rever os textos discutidos durante as aulas bem como retornar à pesquisa já feita. Cada grupo (é aconselhável que mantenham aqueles que foram formados anteriormente) irá se reunir e selecionar os argumentos que utilizarão, além de selecionar que alunos falarão em nome do grupo. Nessa etapa, o professor deverá passar pelos grupos enfatizando que a modalidade da língua utilizada será a variedade padrão.
OBS.: É bastante provável que durante as discussões, apareçam opiniões que endossem determinadas ideias como “Consciência Humana” ou que a existência desse dia colabora para aumentar o preconceito. Nesse caso, o professor deverá intervir retomando temas já tratados anteriormente evidenciando as injustiças sofridas pela população negra no decorrer da história e que, por isso, é dever de toda sociedade a promoção de uma reparação histórica a fim de alcançar igualdade de condições para todos.
Aula 5 – Estudo das características da apresentação oral: modalizadores discursivos
Nesta etapa os alunos serão instruídos sobre a utilização de modalizares discursivos na apresentação oral, bem como as funções que exercem nesse gênero textual. Para isso, o professor deve apresentar o seguinte quadro (disponível em O que são modalizadores discursivos? – Brasil Escola (uol.com.br):
Depois da leitura, os alunos se reunirão e discutirão as seguintes questões:
- Aponte as palavras que funcionam como modalizadores discursivos.
- Você costuma utilizar essas palavras? Em que situações?
- Que palavras dentre as vistas você utilizaria em uma apresentação formal?
- Após o estudo, reflita: qual a função dos modalizadores discursivos?
Aula 6 – Preparação
Neste ponto, os alunos serão instruídos ao preparo da apresentação: eles deverão escrever um roteiro que será utilizado pelo aluno que irá apresentar e treinar suas falas observando o uso da língua formal. Além disso, terão que inserir em sua fala pelo menos três modalizadores discursivos. Mais uma vez, o professor deverá circular pelos grupos a fim de verificar eventuais dúvidas e dialogar com os alunos sobre a apresentação dando dicas e sugestões para aperfeiçoá-la.
Aula 7 – Realização das apresentações
O professor deve organizar as apresentações sorteando a ordem em que os grupos se apresentarão. Depois, ocorrerá a apresentação em si na qual os grupos tratarão sobre a frase-tema: “A importância do dia da Consciência Negra para o combate ao racismo”. Após cada apresentação, o professor deverá abrir espaço para que os outros grupos comentem.
Para concluir, o professor pode organizar os principais pontos levantados pelos alunos no quadro a fim de fazer uma sistematização.
Referência:
PACHECO, Mariana do Carmo. “O que são modalizadores discursivos?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
Baixe aqui a sequência didática em formato editável (odt.)
Por: Angela de Moura Campos.
Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
Vamos falar sobre a Consciência Negra de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.