Nota introdutória: Esse plano de aula foi criado tendo como referência a estrutura de um REA produzido no curso Educação para o futuro, por Izabel Vielmo, o qual pode ser acessado aqui: https://goo.gl/TJXShL
- Título da aula: Produzindo videopoesia
- Estrutura Curricular:
Modalidade – Nível de ensino: Ensino Médio
Componente curricular: Língua Portuguesa e Literatura
Tema: Gênero Textual
- Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula (objetivos):
- Introduzir o significado do gênero e conhecer diferentes produções de videopoesias (Ver AMANCIO, 2014);
- Ler/ouvir/ver e compreender o gênero textual;
- Interpretar o gênero multimodal com auxílio da imagem, áudio e edição e outros recursos que possam estar presentes no videopoema;
- Inferir como se dá a materialização sociodiscursiva do imaginário por meio dos recursos utilizados nas videopoesias;
- Conhecer os diferentes suportes de uma videopoesia (fotografias, animações, computação gráfica 3D, áudios, músicas etc);
- Desenvolver habilidades de escrita, interpretação e criatividade;
- Criar sua própria videopoesia com aparelhos celulares ou câmeras disponibilizadas pela escola;
- Publicar a videopoesia em formato aberto na plataforma YouTubecom licenças de uso flexibilizadas (Creative Commons).
Obs.: Utilizaremos o editor de vídeo de código aberto Blender, que pode ser acessado pelo endereço: https://www.blender.org. Essa plataforma, considerada uma das mais estáveis, oferece os serviços de edição de vídeo de forma gratuita.
Duração das atividades: 6 aulas (40 min)
Conhecimentos prévios trabalhados:
- Ter capacidade de interpretar através dos recursos da videopoesia (some/ou imagem, animações, stop-motion etc);
- Saber utilizar o computador;
- Saber fazer filmagens com o próprio aparelho (caso o aluno opte por assim realizar seu videopoema);
- Ter noções de edição de vídeo;
- Ter noções de pesquisa em sites de busca.
- Recursos da aula: Computador com acesso à internet, projetor e caixa de som.
Aula 1: O professor deverá iniciar a aula fazendo perguntas sobre poemas para os alunos (se já leram, quais poesias conhecem), buscando compreender seus repertórios prévios. Após essa discussão, será mostrado aos alunos a videpoesia Cor da terra, de Karla Calasans. Questionar os alunos se o material exposto se trata de um poema ou não.
Aula 2: Durante a aula, o professor poderá mostrar outras videopoesias, perguntando, posteriormente, qual gostaram mais e qual aspecto mais chamou atenção. Depois, o professor discutirá o conceito do gênero videopoesia e sua informatividade, intencionalidade, função social e contextualidade através de um slideshare (REA). Enfatizar que a videopoesia não precisa ser necessariamente se utilizar da linguagem verbal.
Aula 3: Os alunos deverão fazer grupos de até três pessoas, no qual discutirão ideias para seus videopoemas, decidindo os recursos que serão utilizados. Eles podem utilizar, caso desejem, poemas já escritos, transformando-os em videopoesias.
Aulas 4 e 5: Essas aulas serão dedicadas à produção da videopoesia no Laboratório de Informática da escola. O professor deverá apresentar a plataforma Blender e ajudar os estudantes em dúvidas apresentadas. É importante que o aluno entenda a intencionalidade e a contextualidade de suas produções.
Aula 6: Realizar uma mostra com as produções dos alunos, que assistirão às próprias videpoesias e às de colegas. Seria interessante, se possível, envolver a escola toda, pois dessa forma mais alunos conhecerão esse gênero textual, ampliando seu repertório e despertando seu interesse. As videopoesias poderão ser postadas na plataforma Padlet, com Creative Commons, possibilitando que seus vídeos sejam reusados, revisados, redistribuídos e retidos. Para finalizar, os alunos darão seus depoimentos em vídeo, contando sobre a experiência de realizar essa atividade.
- Avaliação: Dentro dos critérios de interpretar um texto multimodal, inferir como é feita a materialização sociodiscursiva do imaginário em videopoesias, escrever e criar um roteiro para sua obra, o aluno será avaliado quanto ao seu desempenho e compreensão desse gênero de poesia.
Links úteis:
Slideshare do plano de aula: https://www.slideshare.net/BrunaCoradini/estrutura-de-aula-com-rea-videopoesia
Material de apoio para as aulas: https://www.slideshare.net/BrunaCoradini/o-que-videopoesia
Videopoesia “A um ausente”, de Bruna Coradini, publicada no Padlet: https://padlet.com/brunamcoradini/scmoop7umm48sdi6
Referência
AMÂNCIO, Cardes Monção. O conceito de videopoesia e a não obrigatoriedade de presença da linguagem verbal nessas obras. Texto Digital. Florianópolis, v.10, n.1, p, 202-220, jan/jul, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n1p202. Acesso em: 17 dez. 2021.
Outras referências indicadas para leitura:
MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales; MAZZARDO, Mara Denize. Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio. Revista Teias, v. 18, n. 49, p. 121–143, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/26695/20957. Acesso em: 24 nov. 2021
VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24366, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24366. Acesso em: 9 nov. 2021.
Baixe aqui o plano de aula em formato editável (odt.)
Por: Bruna Coradini.
Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
Plano de aula sobre videopoesia de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.