Leitura e Escrita, Metodologia

Seminários

  • https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dialogue_Circle.jpg?uselang=pt-br

Esta proposta de recurso educacional aberto foi proposto e desenvolvido no contexto da disciplina de Seminário Integrador do curso Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, no primeiro semestre de 2017, mas pode ser adaptada pelo professor de cada disciplina e para outros cursos. Tal proposta se organizou em torno de seminários sobre temas das áreas de formação dos licenciandos e rodas de conversa com outros temas que poderiam contribuir com a formação e desenvolvimento de argumentação mais crítica pelos participantes das rodas. Resta dizer que essa escolha tem a ver com a proposta anterior do Seminário Integrador, na mesma linha de letramento acadêmico dos licenciandos, já que eles têm pouca familiaridade com leitura de artigos e produção de texto adequados à estrutura acadêmica.

1) Proposta da disciplina, com os temas, objetivos, metodologia, avaliação.
Arquivo em formato .odt.

2) Orientações para os licenciandos organizarem os seminários e os apresentarem.
Arquivo em formato .odt

3) Referência para leitura sobre o seminário: MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Seminários. In: _____. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001, p. 31-37.

4) Referências básicas fornecidas aos licenciandos (área de Ciências da Natureza e Matemática).

5) Ficha de avaliação para apresentação dos seminários.
Arquivo em formato .odt

6) Plano do seminário: para os grupos fazerem com base em seu planejamento e entregar ao professor da disciplina.
Arquivo em formato .odt

Por: Daniervelin Pereira. Professora da UFTM.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons
Seminários de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

0

Leave a Reply