- Teacher: Daniervelin Pereira
- Teacher: Admin User
Skip available courses
Available courses
Elaboração de pré-projeto de monografia - Cegrae (alternativo, para quem não acessou pelo Minha UFMG)
- Teacher: Admin User
Este curso destina-se aos docentes que buscam aperfeiçoar suas práticas educativas com o apoio das ferramentas tecnológicas digitais.
O curso é totalmente online, gratuito, assíncrono e sem tutorias.
Nele veremos duas ferramentas acessíveis e de fácil aplicação para o ensino e aprendizagem: a metodologia WebQuest e o software educacional Hot Potatoes.
Para se inscrever no curso siga os passos:
- Escolha o curso, clicando sobre ele.
- Crie um cadastro na plataforma.
- Em seguida verificar se recebeu um e-mail de confirmação. Olhe seu spam, costuma ir para lá!
- Clique no link azul do e-mail recebido ou caso não esteja azul é só copiar o link e colar na aba do seu navegador.
- De volta a plataforma clique em "Continuar."
- Você será direcionado para o curso escolhido.
- Faça a inscrição no curso clicando em "Autoinscrição (estudante) - Inscreva-me."
- Pronto! Sua inscrição no curso foi concluída!
- Teacher: Daniervelin Pereira
- Teacher: Elaine Teixeira
- Teacher: Admin User
ATENÇÃO: Este curso foi interrompido a partir de janeiro de 2024 devido à falta de recursos para manter as bolsas do projeto ALCE.
- Teacher: Glaydson Fonseca
- Teacher: Sara Oliveira Rocha
- Teacher: Admin User
Sejam bem-vindos(as) ao curso Multiletramentos na Escola!
Este curso é parte de minha pesquisa no doutorado em Cognição e Linguagem, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e visa à atualização e capacitação de professores de inglês do Ensino Médio para o ensino do idioma com base na Pedagogia dos Multiletramentos, criada devido à preocupação de pesquisadores do The New London Group nos anos 90, com relação às mudanças provocadas na sociedade pela globalização e pelo avanço das tecnologias, que começavam a impactar a Educação.
Como professores de inglês, sabemos da importância de usar a língua em situações de comunicação, em práticas sociais. Sabemos também que ao longo dos anos, na escola, o ensino de língua estrangeira estacionou na prática de leitura e gramática, com exercícios mecânicos que não estimulam a prática. Sem generalizar, ainda vemos isto acontecer nos dias de hoje.
Por esse motivo, este curso pretende, com a colaboração dos professores, buscar meios para começar a mudar essa situação, acreditando que a escola, sendo um lugar para a formação dos adolescentes e jovens, pode possibilitar sua participação em contextos variados de comunicação, considerando as perspectivas linguísticas, culturais, comunicativas e tecnológicas, assim como ferramentas que ajudem a prepará-los para as rápidas transformações no mundo globalizado atual.
As dificuldades encontradas no caminho são muitas (problemas de infraestrutura, falta de recursos e de incentivo, carga horária...), mas não vamos entrar nesse mérito aqui. Nosso trabalho neste curso terá o foco no estudo e na formulação de uma metodologia que possa contribuir para que o ensino e aprendizagem de inglês na escola oriente os professores de forma prática, auxiliando na formação dos alunos para a sua atuação no mundo.
Welcome!
- Teacher: Joyce Fettermann
- Teacher: Daniervelin Pereira
- Teacher: Admin User
Tendências da Educação de interesse para Educação do Campo:
i. Demandas e possibilidades da Educação Matemática no Campo
ii. Etnomatemática
iii. Modelagem
iv. Educação matemática crítica
- Teacher: Daniervelin Pereira
- Teacher: Dani Renata
- Teacher: Admin User