Cursos disponíveis

Elaboração de pré-projeto de monografia - Cegrae (alternativo, para quem não acessou pelo Minha UFMG)

Espaço para videoconferência das aulas.

Moodle do projeto Residência Pedagógica da Letras/UFMG.

Administração da revista Texto Livre

Este curso destina-se aos docentes que buscam aperfeiçoar suas práticas educativas com o apoio das ferramentas tecnológicas digitais.

O curso é totalmente online, gratuito, assíncrono e sem tutorias.

Nele veremos duas ferramentas acessíveis e de fácil aplicação para o ensino e aprendizagem: a metodologia WebQuest e o software educacional Hot Potatoes.

Para se inscrever no curso siga os passos:

  1. Escolha o curso, clicando sobre ele.
  2. Crie um cadastro na plataforma. 
  3. Em seguida verificar se recebeu um e-mail de confirmação. Olhe seu spam, costuma ir para lá!
  4. Clique no link azul do e-mail recebido ou caso não esteja azul é só copiar o link e colar na aba do seu navegador.
  5. De volta a plataforma clique em "Continuar."
  6. Você será direcionado para o curso escolhido. 
  7. Faça a inscrição no curso clicando em "Autoinscrição (estudante) - Inscreva-me."
  8. Pronto! Sua inscrição no curso foi concluída! 

Espaço digital do Cursinho Popular Dom Quixote

Este é um curso promovido pelo Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE). O objetivo é propiciar uma aprendizagem mais autônoma de regras da ABNT a partir da colaboração das bolsistas do ALCE: Milena e Mileny. Seja bem-vindo!

Sejam bem-vindos(as) ao curso Multiletramentos na Escola!

Este curso é parte de minha pesquisa no doutorado em Cognição e Linguagem, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e visa à atualização e capacitação de professores de inglês do Ensino Médio para o ensino do idioma com base na Pedagogia dos Multiletramentos, criada devido à preocupação de pesquisadores do The New London Group nos anos 90, com relação às mudanças provocadas na sociedade pela globalização e pelo avanço das tecnologias, que começavam a impactar a Educação.

Como professores de inglês, sabemos da importância de usar a língua em situações de comunicação, em práticas sociais. Sabemos também que ao longo dos anos, na escola, o ensino de língua estrangeira estacionou na prática de leitura e gramática, com exercícios mecânicos que não estimulam a prática. Sem generalizar, ainda vemos isto acontecer nos dias de hoje. 

Por esse motivo, este curso pretende, com a colaboração dos professores, buscar meios para começar a mudar essa situação, acreditando que a escola, sendo um lugar para a formação dos adolescentes e jovens, pode possibilitar sua participação em contextos variados de comunicação, considerando as perspectivas linguísticas, culturais, comunicativas e tecnológicas, assim como ferramentas que ajudem a prepará-los para as rápidas transformações no mundo globalizado atual. 

As dificuldades encontradas no caminho são muitas (problemas de infraestrutura, falta de recursos e de incentivo, carga horária...), mas não vamos entrar nesse mérito aqui. Nosso trabalho neste curso terá o foco no estudo e na formulação de uma metodologia que possa contribuir para que o ensino e aprendizagem de inglês na escola oriente os professores de forma prática, auxiliando na formação dos alunos para a sua atuação no mundo.

Welcome!

Tendências da Educação de interesse para Educação do Campo:

i. Demandas e possibilidades da Educação Matemática no Campo

ii. Etnomatemática

iii. Modelagem

iv. Educação matemática crítica