Leitura e Escrita, Português

Trabalho com o gênero memórias

  • http://image.slidesharecdn.com/ppt1mostracntgeoslidpub-140813065005-phpapp01/95/1-mostra-cincias-da-natureza-e-geografia-22-638.jpg?cb=1407912780

“Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
Paulo Freire – Educação na Cidade.

Leitura sugerida para esta atividade: “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire.

Ao professor:

A partir de um recorte do capítulo “A importância do ato de ler” ou mesmo da leitura do texto integral, se for possível, conduza uma discussão com os estudantes sobre cada parte do texto, não só tirando dúvidas sobre o sentido das palavras que não conhecem, mas provocando reflexões em torno do que seja “leitura da palavra”, “leitura do mundo” e “leitura da palavramundo”. Qual seria o tipo de leitura com a qual cada estudante mais se identifica quando se lembra de como aprendeu a ler na escola? E antes de ir à escola? É importante resgatar, por exemplo, métodos e metodologias usadas pelos professores, pais e outros sujeitos envolvidos na época da infância.
A partir dessa discussão, destaque que o próprio Paulo Freire faz nesse capítulo um texto sobre suas memórias e que, assim como levantado na discussão, os estudantes também têm diferentes lembranças do seu processo de aprendizagem da leitura. Proponha então um memorial para que os estudantes narrem suas experiências, dentro e fora da escola. A primeira versão do texto pode ser bem livre, direcionada ao próprio estudante, para não inibir sua criatividade.
Num encontro seguinte, ele deve recuperar esse mesmo texto e reescrevê-lo para entregar ao professor.
O professor deve ler e indicar sugestões de correções e acréscimos a cada texto.
Os estudantes reescrevem seus textos para publicá-lo numa obra coletiva da turma. Inclusive pode-se sugerir que eles criem um livro artesanal com suas memórias ou mesmo que sejam publicadas online. Neste caso, atenção para a escola das licenças de uso dos textos. Ver post sobre Creative Commons.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Referência:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46ª. São Paulo: Cortez, 2005, p. 11-21.

Licença Creative Commons
Trabalho com o gênero memória de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

Leave a Reply