Literatura, Multiletramentos, Multimodalidade, Português

Plano de aula: indicação literária

https://pixabay.com/pt/photos/loira-garota-livro-lendo-sentar-1866951/


“Pilha de design plano desenhado à mão de ilustração de livros.” Licença grátis.
Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/pilha-de-design-plano-desenhado-a-mao-de-ilustracao-de-livros_24307396.htm#query=leitura&position=1&from_view=search&track=sph
  1. Segmento: 5º Ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  2. Componente curricular: Língua Portuguesa
  1. Assunto: práticas de escrita e leitura
  1. Objetivos de aprendizagem: selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
  1. Número de aula: 1 aula.
  1. Justificativa: a prática de indicação literária tem a finalidade de construir uma comunidade de leitores em sala de aula, além de ampliar o repertório literário e a prática de escrita das crianças.
  1. Etapas das atividades:
  • As crianças irão até a biblioteca da escola para escolherem livros de sua preferência;
  • Após a leitura, eles produzirão um texto individualmente no caderno;
  • Perguntas norteadoras para a escrita da indicação literária – “Qual é o título e a editora da obra escolhida?” / “Quais são os pontos positivos deste livro? / “E os pontos negativos?”.
  • Com os textos prontos, as crianças são convidadas a apresentar a indicação na frente da sala;
  1. Materiais utilizados: caderno, lápis de escrever e o exemplar escolhido.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Imagem “Pilha de design plano desenhado à mão de ilustração de livros. Licença grátis. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/pilha-de-design-plano-desenhado-a-mao-de-ilustracao-de-livros_24307396.htm#query=leitura&position=1&from_view=search&track=sph. Acesso em: 29 abr. 2023.

Por: Natália Carísio Venâncio Nascimento.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2023/1.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Plano de aula: indicação literária de  REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.