O “PROEJACast: O uso de Podcasts na EPT integrada à EJA” é o recurso educacional fruto da pesquisa “Sala de Aula Invertida com uso de Podcasts no PROEJA: uma Metodologia Ativa inovadora”, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em rede oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Parque Tecnológico em Uberaba/MG.
O PROEJA é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O PROEJACast se divide em três episódios: no primeiro, o tema são as metodologias ativas e as possibilidades de contribuição ao ensino aprendizagem, onde é apresentado o tema, Metodologias Ativas, e em que estas podem inovar na prática didática; são contextualizadas e exemplificadas através dos métodos: Aprendizagem Baseada em Projetos, Estudo de Caso, Aprendizagem Baseada em Jogos e Gameficação. No segundo episódio, o assunto em questão é a Sala de Aula Invertida e o uso de Podcasts na educação; nele, o ouvinte conhecerá o conceito de Sala de Aula Invertida e a utilização de Podcasts nessa metodologia ativa, além de fatores que corroboram com o sucesso ou fracasso desse método. Fechando essa série, no último episódio a Sala de Aula Invertida com uso de Podcasts é tratada com o foco específico no PROEJA, do processo de desenvolvimento de um Podcast educacional à ideias de como trabalhar com esse recurso, também são apresentadas reflexões sobre essa ideia surgidas a partir de uma pesquisa de percepção realizada com professores do PROEJA.
O REA está disponível em http://PROEJACast.blogspot.com
Por: Júlio César Costa (UFU), orientado pelo Prof. Dr. Luis Augusto da Silva Domingues (IFTM)
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
PROEJACast: o uso de Podcasts na EPT integrada à EJA de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.