Observação: o jogo “adedonha” também é conhecido como “adedanha”.
Material necessário:
1) Quadro da adedonha (baixe aqui);
2) Tesoura e cola;
3) Revistas, jornais ou outro material que possa ser recortado pelo aluno.
Instruções:
Após o professor explicar ou fazer uma revisão sobre as dez classes de palavras que compõem a língua portuguesa, sugere-se que desenvolva com seus alunos esse jogo de adedonha. Explicar que os alunos devem encontrar as palavras nos jornais e revistas e posteriormente colá-las no quadro (ver regras abaixo).
Regras:
1) Divida a sala em duplas;
3) Caso o aluno recorte e cole alguma palavra errada, ele não irá pontuar;
4) Se o aluno colou uma palavra correta, porém igual à do seu companheiro, cada aluno ganha 5 pontos;
5) Cada palavra colada certa no quadro da adedonha, o aluno pontua em 10 pontos;
6) Para iniciar a partida, as duplas irão decidir entre si qual fará a escolha da primeira letra, para que eles possam encontrar as dez palavras iniciadas com a letra escolhida;
7) O aluno ou jogador que terminar de completar primeiro a linha, deve dizer: “ADEDONHA”;
8) Ao final da contagem, cada jogador ou aluno irá somar os pontos que fez em cada linha e escrever o resultado na coluna “Pontos da Rodada”;
9) No final das 10 rodadas, cada jogador ou aluno soma todos os pontos da coluna “Pontos da Rodada” e o jogador que tiver o maior número de pontos é o vencedor!
Por: Mayron Augusto Araujo Dalariva.
Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
Adedonha das dez classes de gramaticais de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.