Leitura e Escrita, Leituras, Multiletramentos, Multimodalidade, Português

Multiletramentos a partir da leitura e análise de anúncios publicitários

https://pixabay.com/pt/illustrations/ci%c3%aancia-tecnologia-educa%c3%a7%c3%a3o-1182713/

Título da sequência didática: Multiletramentos a partir da leitura e análise de anúncios publicitários.

Gênero textual escolhido: anúncio publicitário.

Objetivo geral da sequência: Identificar e analisar os efeitos de sentido que colaboram para a persuasão em textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão aos recursos linguístico-discursivos e semióticos que constituem esses textos (imagens, cores, iconografias, tempo e modo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem, etc.), visando fomentar práticas de consumo conscientes.

Série/ano e modalidade: 1º ao 3º ano – Ensino Médio.

Eixo: Leitura

– Leitura multimodal.

Eixo: Oralidade

– Debate

Eixo: Leitura

– Efeitos de sentido;

– Leitura multimodal.

– Intertextualidade.

Eixo: Análise linguístico-semiótica

– Usos de elementos multissemióticos na composição de textos publicitários.

1º MOMENTO: realizar a leitura de alguns anúncios publicitários digitais com o intuito de ativar o conhecimento prévio dos/as estudantes quanto ao conceito de publicidade, de persuasão e aos propósitos comunicativos do gênero em questão.

Orientação: Instigar a participação e a fala dos/as estudantes a partir da leitura e da análise dos textos selecionados.

2º MOMENTO: apresentar vídeos de campanhas publicitárias marcantes e conhecidas para os/as estudantes, a fim de dar continuidade à discussão estabelecida na atividade anterior acerca do que é publicidade, o que é persuadir, bem como identificar quais estratégias de persuasão são percebidas nos anúncios publicitários em vídeo, como são criadas as diversas atmosferas em cada anúncio (humor, sensualidade, mistério, alegria, conforto, satisfação pessoal, empoderamento), explorando os aspectos multissemióticos. Além disso, discutir acerca dos aspectos sociais, históricos, culturais e ideológicos envolvidos na construção dos anúncios apresentados/analisados.

Sessão de vídeos para o segundo momento:

Vídeo 1:

Vídeo 2:

Vídeo 3:

Vídeo 4:

3º MOMENTO: Ler e interpretar anúncios publicitários no intuito de explorar o contexto de cultura (propósito sociocomunicativo do gênero, informações históricas, normas, ideologias e convenções da cultura em que os textos estão inseridos) e o contexto de registro em que estão inseridos os textos (qual produto é anunciado, tema do anúncio, seu objetivo, participantes/interlocutores envolvidos).

Orientação: Instigar a participação e a fala dos/as estudantes a partir da leitura e da análise dos textos selecionados.

4º MOMENTO: Ler e analisar anúncios publicitários famosos com foco nos elementos léxico-gramaticais, multimodais e discursivos e no sentido global dos textos. Neste momento, serão analisados os usos de verbos no imperativo, de adjetivos, de figuras de linguagem, da intertextualidade, de imagens, cores, texturas, enquadramentos, layouts, iconografias, etc. como estratégia de persuasão, visando fomentar práticas de consumo conscientes.

Baixe aqui a sequência didática em formato de tabela (odt.).

Por: Alex Marcelo da Silva Araujo.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Multiletramentos a partir da leitura e análise de anúncios publicitários de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.