Para estimular os multiletramentos dos estudantes, que envolve a formação crítica, propomos o seguinte exercício, que pode ser desenvolvido em sala de aula com a mediação do professor:
Apresente os seguintes slides para os alunos:
Baixe o arquivo em formato editável (odp.)
Em seguida, faça os seguintes questionamentos de interpretação e deixe que respondam, discutindo cada questão, além de propor um exercício de escrita:
- Você considera, como textos, os “slides” apresentados? Justifique sua resposta.
- Caso considere como textos, qual o tema abordado?
- Quais são os elementos não verbais constantes nos “slides”?
- Em sua opinião, esses elementos não verbais contribuem para a melhor compreensão e interpretação do tema abordado?
- Quais outros elementos constantes nos “slides” que permitem uma maior reflexão sobre o tema abordado?
- Redija um pequeno texto opinativo sobre o tema.
Por: Liliane Mendonça de Almeida.
Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.
(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)
Exercício de reflexão crítica de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.