Leitura e Escrita, Leituras, Multiletramentos, Multimodalidade, Português

Exercício de reflexão crítica

https://pixabay.com/pt/photos/cr%c3%adtica-escrever-um-coment%c3%a1rio-3083100/

Para estimular os multiletramentos dos estudantes, que envolve a formação crítica, propomos o seguinte exercício, que pode ser desenvolvido em sala de aula com a mediação do professor:

Apresente os seguintes slides para os alunos:


download

Baixe o arquivo em formato editável (odp.)

Em seguida, faça os seguintes questionamentos de interpretação e deixe que respondam, discutindo cada questão, além de propor um exercício de escrita:

  1. Você considera, como textos, os “slides” apresentados? Justifique sua resposta.
  2. Caso considere como textos, qual o tema abordado?
  3. Quais são os elementos não verbais constantes nos “slides”?
  4. Em sua opinião, esses elementos não verbais contribuem para a melhor compreensão e interpretação do tema abordado?
  5. Quais outros elementos constantes nos “slides” que permitem uma maior reflexão sobre o tema abordado?
  6. Redija um pequeno texto opinativo sobre o tema.

Por: Liliane Mendonça de Almeida.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Exercício de reflexão crítica de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.