Leitura e Escrita, Leituras, Multimodalidade, Português

Gênero textual postagem de rede social

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Proposta didática para o ensino médio

Olá, aluno!

Falaremos nesta aula sobre duas modalidades de texto: o artigo de site e a postagem em rede social. Após a análise de um texto de cada um desses formatos, vamos produzir uma postagem de rede social. Dentre os vários formatos existentes, este último tem ganhado cada vez mais espaço entre os leitores e você provavelmente já deve ter visto e criado um.

Antes de mais nada, vamos pensar sobre as seguintes questões:

1. Em que momento você se propõe a ler uma postagem de rede social e em que momento você se propõe a ler um artigo?

2. O que espera encontrar em cada um desses formatos?

3. Como a quantidade e a disposição das informações contribuem para a sua recepção e compreensão do texto?

Observe os textos abaixo:

a. Postagem de rede social:

Fonte: https://www.instagram.com/p/CXgdM9yLqSk/

b. Artigo

Análise dos textos

Os textos apresentados se relacionam ao tema inteligência emocional. Na postagem, são apresentadas as características e as posturas daqueles que têm muita ou pouca inteligência emocional. No artigo, são mostrados a origem e o significado do termo, além de sua importância para o ambiente corporativo.

Contudo, há diferenças. Liste no quadro abaixo, algumas delas:

Texto A (postagem de rede social)

Texto B (artigo)

Informações relevantes sobre o texto A (postagem em rede social):

Você deve ter observado que o primeiro texto:

  • apresenta menor quantidade de informações;
  • conta com elementos visuais que chamam atenção, como imagem e cores;
  • não está disposto em períodos e parágrafos.

A organização do texto A permite ao leitor uma leitura mais fluida e leve. Para o meio em que foi divulgado, se mostrou conveniente, visto que nas redes sociais as pessoas não querem dispor de muito tempo e energia para consumir um conteúdo. Além disso, esse tipo de leitor se acostumou à mistura de linguagem verbal e não-verbal e ao uso de recursos diversos. Sendo assim, os textos ali presentes comumente mesclam imagens, símbolos, vídeos, músicas e pequenos trechos escritos.

Outra característica que podemos observar são as marcas próprias das plataformas que acolhem a publicação, como: ícones de curtir e compartilhar.

Informações relevantes sobre o texto B (artigo):

O texto B, por sua vez, não contém a mesma diversidade de recursos. Nele são notáveis:

  • a disposição das informações em parágrafos;
  • a ausência de imagens;
  • maior quantidade de informações;
  • presença de linguagem verbal apenas.

Ao ler o texto B, acessamos maior quantidade de informações, por isso mesmo despendemos mais tempo para fazer a leitura. É necessário ter mais atenção, pois não há recursos visuais que chamem e que mantenham a atenção. É uma modalidade adequada àqueles que gostariam de obter mais dados e de estudar com mais profundidade o assunto.

Observações

  • Os dois textos são úteis, cada um em seu contexto. Por atenderem a demandas diferentes, apresentam características distintas. Vale lembrar que a postagem apresentada não conta com recursos audiovisuais (animações e músicas, por exemplo), contudo esses recursos são boas possibilidades para a produção desse gênero textual.
  • O texto A contém informações que também estão no texto B, porque a postagem foi feita com base no artigo.

Atividade

Observados os detalhes de cada modalidade, crie uma postagem semelhante à do texto A e utilize como conteúdo algum dado do texto B – “A importância da inteligência emocional no ambiente corporativo”.

Neste exercício, será exigido apenas o uso de cores, imagens e de pequenos textos verbais. Você pode utilizar como recurso o Canva (www.canva.com) ou qualquer outro que conheça.

Baixe aqui este recurso educacional aberto em formato editável (odt.).

Por: Juliana Araujo Campos.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

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