Duração: 5 aulas
Módulo I: Contextualização das músicas de protesto
Este módulo contextualiza a história das músicas de protesto e a trajetória dos principais artistas brasileiros cuja produção foi atingida pela censura durante a Ditadura no Brasil, enfatizando a importância da utilização do gênero textual música como meio de criticar a Ditadura no Brasil e mostrando a influência da canção na vida social, cultural e política do país. As possíveis metodologias que podem ser adotas são: leitura do texto literário (letras de músicas de protesto), debates acerca das letras, reproduções de imagens e vídeos deste período da história, exploração de análises e interpretações dos textos abordados. Esse módulo objetiva, principalmente, evidenciar a relevância do gênero textual música na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo e discutir a questão da acomodação e da resistência presentes na produção musical brasileira no âmbito da conjuntura política do regime ditatorial.
Aula 01: Música: gêneros e ritmos |
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Material utilizado: Fotocópias; Datashow; Lousa e pincel |
Objetivos: Despertar sensações nos estudantes a partir da escuta musical. |
Habilidade (s): EM13LP01 Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. |
Aplicação: Proponha aos alunos a escuta de diferentes gêneros musicais e a apreciação dessas músicas. Em seguida, peça para que desenhem, individualmente, o que pensaram\sentiram ao escutar a melodia. O seguinte passo será socializar esses desenhos e seus significados para a classe. Posteriormente, eles devem criar, coletivamente, uma história a partir desses registros. No final, poderão expor suas histórias para a escola numa grande folha de papel ilustradas com os desenhos que haviam realizado. |
Aula 02: Breve histórico da MPB – Música Popular Brasileira |
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Material utilizado: Quadro; branco; piloto |
Objetivo: Apresentar o contexto histórico de músicas de protesto e a trajetória dos principais artistas brasileiros da MPB, cuja produção foi atingida pela censura durante a Ditadura no Brasil. |
Habilidade (s): EM13LP01 Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. |
Aplicação: Sugere-se ao professor que a aula seja expositiva e conte com análise de, no mínimo, uma letra de música de protesto e com debates sobre o tema. |
Aula 03: A censura e as músicas de protesto |
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Material utilizado: Fotocopia; Data show. |
Objetivo: Compreender aspectos do golpe de 1964 e da Ditadura instaurada, sobretudo no que se refere às implicações ao campo artístico (censura, perseguições políticas etc.). |
Habilidade (s): EM13LP01 Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. |
Aplicação: Exposição oral por parte do professor; explanação do que é música de protesto, censura e repressão; Leitura e interpretação de uma música de protesto; pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal). |
Aula 04: A censura e as músicas de protesto |
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Material utilizado: Quadro branco; Piloto; Material fotocopiado. |
Objetivos: 1) Enfatizar a importância da utilização musical como meio de criticar a Ditadura no Brasil; 2) Relacionar parte da produção musical brasileira à conjuntura política em fins da década de 1960. |
Habilidade (s): EM13LP01 Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. |
Aplicação: Recomenda-se ao professor que a aula seja expositiva com análises e debates de imagens fotocopiadas do cenário musical e político no contexto social da Ditadura Militar. |
Aula 05: Tropicalismo |
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Material utilizado: Aparelho de som; Quadro; Piloto; Material fotocopiado. |
Objetivos: 1) Compreender o que foi o Tropicalismo, suas principais características e perspectivas; 2) Relacionar parte da produção musical brasileira à conjuntura política em fins da década de 1960. |
Habilidade (s): EM13LP46 Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. |
Aplicação: Contextualização oral aos alunos acerca do movimento Tropicalista, esclarecendo seu caráter plural no que diz respeito à diversidade de manifestações artísticas, com destaque para a canção “Tropicália”, de Caetano Veloso. Após as explicações, o professor deve promover um espaço para que os estudantes partilhem as opiniões por eles construídas. Considerando o debate sobre o movimento, o professor pode, ainda, a partir da fala dos alunos, organizar, na lousa, um quadro geral com as características do Tropicalismo por eles observadas, a fim de aprimorar a interação entre os estudantes. |
Módulo II – Figuras de Linguagem: processos de construção de significação
Duração: 3 aulas
Este módulo apresenta as figuras de linguagens como um conteúdo muito importante para que os alunos se interessem pela leitura de textos literário, como as letras músicas, e aprendam a discernir diferentes tipos de figuras de linguagens, desvendando os jogos e trocadilhos entre as palavras que se utilizam amplamente de conotação para fins de efeitos de sentido. Alguns objetivos que módulo deseja alcançar são: fazer com que o estudante reflita, reconheça e diferencie as figuras de linguagens. São possíveis metodologias a serem adotadas pelo professor(a): aulas expositivas com práticas de interpretações de textos literários (canções). Como recursos didáticos, sugere-se: texto impresso, quadro, giz, datashow, aparelho de som, dentre outros.
Aula 06: Figuras de linguagem e seus efeitos no discurso |
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Material utilizado: Quadro branco; piloto; interface multimídia |
Objetivos: 1) Compreender que as figuras de linguagem são recursos que tornam mais expressivas as mensagens; 2) Entender que as figuras de linguagem podem ser estratégias para conseguir determinado efeito na fala ou no discurso; 3) Compreender que as figuras de linguagem podem estar relacionadas a aspectos semânticos (sentido), fonológicos (som) ou sintáticos (disposição das palavras no discurso). |
Habilidade (s): EM13LP06 Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua. |
Aplicação: Aula expositiva com a explicação dos tipos de figuras de linguagem e seus efeitos nos diferentes discursos, por meio de exemplos contextualizados com trechos de letras de músicas populares brasileiras, de escritos literários e da linguagem publicitária. |
Aula 07: Figuras de construção (Assíndeto, Polissíndeto e Anáfora) e Figuras de palavras (Metáfora, Comparação e Metonímia) |
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Material utilizado: Fotocópias; lousa e pincel. |
Objetivos: 1) Identificar as figuras de linguagem presentes em trechos de letras de músicas populares brasileiras; 2) Revisar as figuras de linguagem de construção e de palavras. |
Habilidade (s):EM13LP06 Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua. |
Aplicação: Aula expositiva com a explicação dos tipos de figuras de construção e de palavras; explicação dos efeitos das figuras de linguagem na fala e em diversos textos; resolução de exercícios envolvendo as figuras de linguagem de construção (Assíndeto, Polissíndeto e Anáfora) e de palavras (Metáfora, Comparação e Metonímia). |
Aula 08: Figuras de pensamento (Personificação, ironia, Eufemismo e Antítese). Figuras de som (Aliteração e Assonância) |
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Material utilizado: Fotocópias; lousa e pincel. |
Objetivos: 1) Identificar as figuras de linguagem presentes em trechos de letras de músicas populares brasileiras; 2) Revisar as figuras de linguagem de pensamento e de som. |
Habilidade (s): EM13LP06 Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua. |
Aplicação: Aula expositiva com a explicação dos tipos de figuras de pensamento e de som; explicação dos efeitos das figuras de linguagem na fala e em diversos textos; resolução de exercícios envolvendo as figuras de linguagem de pensamento (personificação, ironia, eufemismo e antítese) e de som (aliteração e assonância ). |
Módulo III– Intertextualidade: paráfrase e paródia
Duração: 4 aulas
Este módulo mescla aulas sobre os conceitos de intertextualidade e plágio com os gêneros música (canção de protesto) e paródia. O intuito é fazer com que os alunos explorem a capacidade que têm em relacionar textos diversos e possibilitar que reconhecem a paródia e a paráfrase como formas de se estabelecer relações entre textos. Além disso, intenciona-se motivá-los para que, em grupos, criem paródias nas quais façam uso de pelo menos uma das figuras de linguagens estudadas no módulo II. Para tanto, o professor pode ministrar as aulas propostas abaixo de forma expositiva e dialogada, realizando a leitura de diferentes textos parodiados, a exemplo da música Cálice de Crioulo, pedindo para que observem os títulos, trechos dos textos semelhantes\diferentes, e as ideias de ambas as músicas. Na última aula, recomenda-se a sociabilização das paródias.
Aula 09: Intertextualidade: paráfrase e paródia |
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Material utilizado: Datashow e Lousa |
Objetivos: 1) Entender a paráfrase como recurso intertextual; 2) Compreender a intertextualidade (paródia) como recurso expressivo criativo; 3) Explicar a diferença entre paródia e plágio. |
Habilidade (s):EM13LP03 Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, a compreensão de paráfrases, paródias e estilizações, entre outras possibilidades. |
Aplicação: Aula expositiva; explicação dos conceitos de intertextualidade, paráfrase e paródia, por meio de uma exposição audiovisual com exemplos concretos (jingles musicais, comerciais de TV, campanhas políticas, trailers de filmes, etc.) do que vem a ser paródia e paráfrase, de como são utilizadas no cotidiano, principalmente no meio musical. |
Aula 10: Paródias e paráfrase |
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Material utilizado: Folha a4, lousa e pincel |
Objetivos: 1) Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria; 2) Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida; 3) Solicitar que formem grupos e criem paródias com base em uma das seguintes temáticas; censura, violência e política. |
Habilidade (s): EM13LP04 Estabelecer relações de interdiscursividade e intertextualidade para explicitar, sustentar e conferir consistência a posicionamentos e para construir e corroborar explicações e relatos, fazendo uso de citações e paráfrases devidamente marcadas. |
Aplicação: Exposição oral; orientações para o desenvolvimento das paródias; planejamento da paródia. |
Aula 11: Paródias |
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Material Utilizado: Cartolina, régua, revistas, tesoura e cola. |
Objetivos: 1) Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de pesquisa de sua autoria; 2) Estimular a fixação dos conteúdos sistematizados trabalhados em sala de aula de uma forma diferente e divertida. |
Habilidade (s): (EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário. |
Aplicação: Exposição oral; Organização dos materiais de apoio para a apresentação da paródia (cartazes, objetos, cenário, figurino); Correção das paródias. |
Aula 12: Culminância: sequência didática- gênero música (Apresentação da produção final: paródias.) |
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Material Utilizado: Cartazes o Datashow |
Objetivo: Expor os trabalhos desenvolvidos durante a execução da sequência didática. |
Habilidade (s): EM13LP47 Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo. |
Aplicação: Apresentação das produções com apoio de recursos multissemióticos (imagens, áudios, vídeos etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa; exibição das paródias feitas pelos alunos em datashow e cartazes; momento de culminância e de socialização dos trabalhos entre os estudantes. |
Avaliação: Para finalizar a proposta, sugere-se uma “RODA DE CONVERSA”, em que os/as alunos (as) sejam estimulados/as a manifestar suas dúvidas e seus acertos durante realização das atividades. Oportunidade de o professor agradecer a todos/as pelas contribuições durante as aulas. Em seguida, entregar uma folha contendo uma ficha de avaliação, a ser respondida individualmente. Essa ficha deve conter perguntas relativas a como o aluno/ a aluna se sentiu durante as atividades, perguntas avaliativas a respeito das atividades realizadas: claras, interativas, ricas para um bom diálogo, se permitem compreender melhor o mundo em que vivemos, sobre a aplicabilidade dos conhecimentos apropriados durante a realização das atividades.
Referências:
CARVALHO, de B. Laiz. DELMANTO, Dileta. Jornadas. Port. Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.
CONTIER, A. D.. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (Os Anos 60). Revista Brasileira de História, v. 18, n. 35, p. 13–52, 1998.
COSTA, Nelson Barros da. Canção popular e ensino da língua materna: o gênero canção nos parâmetros curriculares de língua portuguesa. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 1, p. 9–36, 2003. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/253. Acesso em: 28 maio 2024.
FERREIRA, S. P. A.; DIAS, M. DA G. B. B.. Leitor e leituras: considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, p. 323–329, set. 2005.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escala fundamental. Campinas: Papiros, 2003.
NAPOLITANO, M. Seguindo a Canção: engajamento político e Industrio Cultural na MPB (7959-L969). São Paulo, Annablume: Fapesp, 2001.
HERMETO, Miriam. Canção Popular Brasileira e Ensino de História. Palavras, Sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. 2. ed. São Paulo: Ed. 34., 2010.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modista a canção de protesto. Petrópolis: Vozes, 1974.
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Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Leitura na sala de aula”, ofertada pela professora Leiva Leal, no “Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos – PROLEITURA”, em novembro de 2023.
Por: José Domingos de Jesus Santos
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