Leitura e Escrita, Leituras, Literatura, Multimodalidade, Português

Sequência didática sobre crônicas

https://pixabay.com/pt/photos/mulher-pessoa-lanterna-luz-4210008/

Crônica do amor em selfies

Tempo necessário:

3 aulas de 100 minutos cada e 1 de 50 minutos.

Etapa de ensino:

Ensino Fundamental (Anos Finais) – 9o Ano

Área:

4.1 Linguagens

4.1.1 Língua Portuguesa

4.1.1.2 L.P. Anos Finais

Objetivos da sequência didática:

*Identificar as principais características da crônica;

*Reconhecer os aspectos característicos e narrativos da crônica através das diferentes obras apresentadas;

*Refletir criticamente acerca do papel da imagem, particularmente, da selfie, como uma prática de comunicação e memória própria da cultura contemporânea;

*Discutir acerca da produção e uso da selfie como um tipo de crônica visual em circulação no cotidiano;

*Compreender produção e efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos linguísticos e multissemióticos nos textos apresentados.

Competências específicas conforme BNCC:

  1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
  2. (3) Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

Campo artístico-literário

Leitura

Produção de textos

Habilidades conforme BNCC:

EF89LP32 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF89LP33 – Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

EF89LP35 – Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Conteúdo/Unidades temáticas:

*Leitura – relação entre textos/ estratégias de leitura/ apreciação e réplica/ reconstrução da textualidade/efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos linguísticos e multissemióticos.

*Produção de textos – construção da textualidade.

Estratégia de ensino:

Promover uma discussão orientada sobre o gênero crônica através de obras multissemióticas (que mesclam textos e imagens), particularmente, as selfies, e discutir a importância da imagem como uma prática de comunicação e memória própria da cultura contemporânea.

Detalhamento das Aulas:

Aula 1:

Tempo de aula: 100 minutos

* Aproximação temática

Dialogar com a turma sobre o uso das imagens nos diversos contextos cotidianos. Exibir imagens de selfies de personalidades públicas como cantores, artistas, atletas, entre outros, para reconhecimento de diferentes usos e finalidades. Exemplos de famosos e celebridades costumam auxiliar na condução da conversa informal. Propor perguntas sobre a prática da selfie (questionar se fazem selfies, quando e sobre o quê mais produzem este tipo de imagem, o que levam a postar certas imagens e não outras, etc.) estimulando a turma a falar livremente sobre suas ideias e experiências.

* Abordagem reflexiva do tema

Em seguida, a turma será convidada a assistir ao vídeo “Recordações” (2016), onde o escritor Antônio Prata narra, de viva voz, sua crônica (apresentação em tela branca/data show), enquanto várias imagens ilustrativas são apresentadas compondo sua leitura. (Antônio Prata lê Recordação https://www.youtube.com/watch?v=-nrnCls5An0). Ao final do vídeo, abrir espaço para comentários sobre o que apreenderam, quais imagens e palavras chamaram a atenção, quais trechos acharam mais interessantes e o que pensam sobre a relação imagem e palavra trazida pelo vídeo. Após os breves comentários exibir o vídeo, mais uma vez, solicitando atenção dirigida à articulação imagem/palavra.

A crônica narra uma conversa fortuita entre motorista de táxi/aplicativo e passageiro; este último comenta sobre as fotos de sua ex-mulher, que vê pelo celular, através de uma rede social, enquanto faz o percurso pela cidade de São Paulo até seu destino. Seus comentários servem a várias reflexões sobre a relação amorosa que se acabou, quais imagens restaram deste casal, o porquê postaram fotos que retratavam apenas eventos especiais e nunca o cotidiano banal do casal, entre outros. Sugerir o uso de caderno e caneta para anotações e perguntas.

* Análise textual

Pedir que a turma se divida em pequenos grupos e distribuir cópias impressas da crônica para leitura coletiva do texto. Em seguida, apresentar alguns slides com imagens de selfies de casais famosos/anônimos solicitando que os estudantes leiam as legendas colocadas nas imagens e emitam suas opiniões para os colegas do grupo. Cada grupo pode trocar ideias e selecionar quais trechos do texto lido poderiam ser relacionados com as legendas e selfies de casais exibidas, de modo que cada grupo componha uma breve recriação visual e explique aos colegas de que maneira estariam correlacionados texto e imagens, quais sentidos produziriam juntas; isto é, como as imagens serviram à reescritura de uma história de amor vivida pelos casais e como acham que as imagens que circulam nas redes sociais cumprem esse papel de recordação das experiências vividas.

* Avaliação:

Formativa (participação nas atividades em grupo que foram propostas em sala de aula).

Discussão coletiva.

* Recursos: data show, caixas de som, quadro branco, caderno/bloco de notas, canetas coloridas.

Aula 2:

Tempo de aula: 100 minutos

* Análise textual

A professora conduz uma breve recapitulação do que foi conversado na aula anterior solicitando participação dos alunos. Logo após, a professora apresenta, na tela, a reprodução de um texto jornalístico, veiculado em um jornal local, sobre os transtornos que o excesso de uso das redes sociais traz para os casais. A leitura deve ser coletiva e pode ser conduzida, em voz alta, por um/a aluno/a voluntário/a.

Em seguida, a turma é convidada a apresentar opiniões sobre o tema enfatizado no texto e indicar observações sobre quais relações podem ser apontadas entre a crônica que foi assistida no vídeo, depois lida no impresso, na aula anterior, e o texto jornalístico atual.

Após a discussão, a professora passa à apresentação de slides com um conteúdo mais sistematizado sobre o gênero crônica (contexto histórico, características, narração, discurso direto e indireto). Como exemplo, fazer a leitura da crônica “O amor e a morte”, de Carlos Heitor Cony.

A professora destacará possíveis observações feitas pela turma e responderá às dúvidas.

Ao final da aula, indicar, como atividade extraclasse, a leitura do conteúdo no material bibliográfico.

* Avaliação:

Formativa (participação nas atividades que foram propostas em sala de aula).

Discussão coletiva.

* Recursos: data show, quadro branco, caderno/bloco de notas, canetas.

Aula 3:

Tempo de aula: 100 minutos

*Análise textual

A turma formará pequenos grupos. Cada grupo receberá um envelope com imagens ou ilustrações diferentes recortadas de livros, revistas ou álbuns; todas elas representam algum aspecto do tema do amor e da memória discutido nas aulas anteriores. Podem ser imagens de casais famosos/anônimos (respeitando as diversas configurações raciais, gênero, etnia), animais e seus filhotes, mãos unidas com celulares, etc.

Após reconhecimento das imagens, cada grupo deverá escolher uma única imagem para desenvolver uma crônica, que precisará seguir os seguintes critérios: apresentar um título, ter entre 15 e 20 linhas, usar discurso direto e indireto. A atividade deverá ser realizada em sala, em grupo, até o final da aula.

* Avaliação:

Formativa (participação nas atividades que foram propostas em sala de aula).

Produção textual em grupo.

Recursos: data show, quadro branco, impressora, papel, revistas, livros de recorte, caderno/bloco de notas, canetas.

Aula 4:

Tempo de aula: 50 minutos

* Produção textual

Rodada de leitura coletiva com as crônicas, baseadas nas imagens, que foram elaboradas pelos grupos. Cada grupo será convidado a apresentar sua produção aos demais colegas. Ao final de cada leitura, a professora abrirá espaço para possíveis dúvidas e perguntas.

Após a rodada, ainda em grupo, a professora fará redistribuição das crônicas trocando as produções dos grupos. Como atividade, cada grupo precisará reescrever um novo final à produção textual dos colegas.

A entrega da atividade deverá ser feita até o final da aula.

* Avaliação:

Formativa (participação nas atividades que foram propostas em sala de aula).

Reescrita da crônica.

* Recursos: caderno/bloco de notas, canetas.

Recursos/materiais:

Computador/dispositivo móvel com conexão internet;

Impressora;

Papel;

Revistas/livros de recorte;

Editor de texto (word ou similar);

Leitor de PDF;

Microfone/áudio – caixas de som;

Caderno/bloco de notas;

Canetas/lápis.

Sugestão de trabalho interdisciplinar:

Articulação com as seguintes áreas do conhecimento e componentes curriculares:

4.1.2.2 Arte – Artes visuais – Contextos e práticas (EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. Processos de criação (EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Referências:

CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias. Português: Linguagens. 9o Ano. Atual Editora: São Paulo, 2014.

MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales; MAZZARDO, Mara Denize.

Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Revista Teias, v. 18, n. 49, p. 121–143, 2017. Disponível em: https://www.epublicacoes.

uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/26695/20957. Acesso em: 03

nov. 2021.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F. A.; HERBELE, V. Multiletramentos: iniciação à

análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, v.14, n.2, jul./dez. Pelotas, 2011. p.

529-552. Disponível em:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403. Acesso em: 03

nov. 2021.

PRATA, Antônio. Trinta e poucos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

A seguir, é disponibilizado material de apoio para as atividades previstas na sequência:

Baixe aqui a sequência completa em arquivo editável (odt).

Por: Angie Biondi.

Recurso Educacional Aberto produzido durante a disciplina “Multiletramentos, Multimodalidade e Recurso on-line” do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Texto, da UFMG, em 2021/2.

(Se você utilizou este REA ou o adaptou para seu interesse, conte aqui como foi e compartilhe sua adaptação)

Licença Creative Commons

Sequência didática sobre crônicas de REALPTL está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.